Andar a Pé

Peão é o nome que se dá à pessoa quando anda a pé na via pública. A via pública é composta pela faixa de rodagem, por onde circulam os veículos e pelo passeio ou berma, onde circulam os peões.

Sabias que, quando não se está atento, quem corre mais perigo na estrada são os peões? Por isso, é melhor aprenderes algumas regras fundamentais para andar a pé em segurança. Lê as regras com atenção e repara como são bem simples de seguir!

1 – CIRCULAR COM SEGURANÇA

Circula sempre nos passeios e coloca-te do lado direito. Deste modo, quem circula do lado de fora do passeio está virado de frente para os veículos.
Caso não haja passeio, circula do lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem.
Quando circulares em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, caminha em fila indiana.

Assim, caminham todos de forma mais protegida.

2 – ATRAVESSAR A ESTRADA

passadeiraONDE?

Atravessa sempre a rua num local seguro: na passadeira; na passagem para peões junto a semáforos, em passagens protegidas superiores ou inferiores à via.
Quando não houver estes locais, escolhe um local onde possas ver ao longe os veículos e onde sejas bem visível para os condutores, de modo a veres e a seres visto.
Evita locais junto a veículos estacionados, caixotes do lixo, arbustos ou outro tipo de obstáculos, que te possam esconder, assim como junto a curvas e em cruzamentos e entroncamentos sem passagens protegidas.

COMO?

Depois de escolheres o local mais seguro para atravessar, pára antes do lancil ou borda do passeio, ouve e vê bem o trânsito que circula. Verifica se os veículos estão a circular a alta ou baixa velocidade e se estão perto ou longe do local onde vais atravessar.

Se estiveres para atravessar numa passadeira, coloca-te do lado direito para não te encontrares com os peões, que atravessam no outro sentido.

Olha à esquerda, à direita e novamente à esquerda para observares quais os sentidos do trânsito e saberes de onde podem surgir os veículos.

Deixa passar todos os veículos e prepara-te para atravessar, quando todos os veículos tiverem passado ou parado.

Procura os olhos do condutor e faz-lhe sinal para que ele perceba que pretendes atravessar e espera que ele te ceda passagem. Mesmo assim, confirma se, do outro lado da estrada, não se aproxima nenhum condutor que ainda não te viu.

Não corras, pois podes tropeçar e cair; atravessa a direito e nunca na diagonal, pois assim permaneces menos tempo na faixa de rodagem.

Enquanto atravessas, continua a olhar à esquerda até ao meio da via e à direita, desde o meio da via até ao outro lado. Continua a olhar e ver se vem algum condutor com intenção de ultrapassar na passadeira, sem te ver.

3 – SER VISTO

DURANTE O DIA

Usa sempre roupa de cores claras ou fluorescentes, durante o dia, como o branco ou o amarelo.

coleteDURANTE O DIA E A NOITE

Usa material retrorrefletor durante a noite, pois és mais visível sob as luzes dos veículos.

O material retrorrefletor e fluorescente pode ser comprado nas lojas de acessórios de automóveis ou bicicletas.

Quando comprares os teus ténis, a mochila e o anorak procura os que têm tiras retrorrefletores visíveis. Usa tiras adesivas retrorrefletores na roupa.

Se não usares nada que seja refletor, usa qualquer peça branca para estares visível, como mochila, guarda-chuva, etc.

Para atravessar, escolhe um local bem iluminado para que estejas visível para os condutores.

Fonte www.prp.pt


 

matriculas

devolucao

ASE